sexta-feira, 19 de junho de 2009

Caiu o Diploma


Nesta quarta-feira (17/06) foi votada e aprovada no STF a não obrigatoriedade do diploma em jornalismo para exercer a profissão. O ministro e aspirante à atriz e modelo, Gilmar Mendes apresentou seu relatório e voto pela inconstitucionalidade da exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo, o ex-bbb ministro teve a pachorra de comparar a profissão do jornalismo com as atividades de culinária e corte e costura, para as quais não é exigido diploma. E vem mais por aí, em declaração ao Estadão Mendes disse que essa questão abre a porta para mais profissões que não exigem aporte científico e treinamento específico.

Francamente, heim? Esse ministro gosta de aparecer! Put@ q&%¨ P*r#! "A regulamentação, se for o caso, será considerada inconstitucional", afirmou o presidente do STF. Mendes esclareceu que, a partir de agora, o registro de jornalista no Ministério do Trabalho "perdeu o sentido”. Em Contrapartida o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, classificou "um erro de avaliação do ministro”. Então, onde foi que Gilmarzinho aprendeu direito, por que se até o presidente da OAB não concorda com ele alguma coisa ele fez de errado

“O relatório do ministro Gilmar Mendes é uma expressão das posições patronais e entrega às empresas de comunicação a definição do acesso à profissão de jornalista”, reagiu o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. Nos resta agora acreditar que as empresas de comunicação irão prezar a qualidade dos seus funcionários e não quanto terão que pagar.

Vir com o argumento de que isso fere à liberdade de expressão é furada. Então quer dizer que só porque você não escreve prum jornal você não tem o direito de se expressar? Claro que não! Você pode sim, e toda a população deveria fazer isso. A questão é que para ser publicada, a noticia deve atender a certas definições que um leigo não poderia escrevê-la com perfeição, a qualidade deve ser prezada acima de tudo. E a internet e os blogs, twitter, fotolog, e tudo o mais, estão aí. Se alguém quiser ser ouvido tem espaço de sobra por aí.

Jornal é lugar para gente séria que sabe o que está fazendo. Um notícia tem um poder enorme e se mal-feita traz grandes responsabilidades, como diria o tio de Peter Parker.

0 comentários:

Postar um comentário