quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caim e o novo velho testamento


Terminei de ler o novo livro do Saramago, Caim. O velho testamento ganha uma nova cara no romance, uma menos chata pra falar a verdade. Apesar das tentativas de tradução de algumas palavras portuguesas o livro é muito bom. Conta a história desde a criação até a arca de noé e tudo isso mostrando um deus às turras com suas criações, colocando a torto e a direita a lealdade de seus fieis, e nos faz pensar naquela velha frase "Deus é o Diabo quando tira férias?".

É essa a impressão que tem caim nas suas várias discussões e quando desaprova as atitudes do senhor indo da construçao da torre de babel ao sacrificio de isaac. Saramago faz aí sua reflexao sobre o antigo testamento."É difícil para mim compreender como o povo judeu fez do Antigo Testamento seu livro sagrado. Isso é uma enxurrada de absurdos que um homem só seria incapaz de inventar. Foram necessárias gerações e gerações para produzir esse texto".

2 comentários:

Emanuell Cavalcati disse...

Com absoluta certeza, antes de ser um excelente escritor, é um homem de muita coragem! Afirmar isso é difícil, mas é a "pura verdade": invenção!!!

Calango! disse...

Para mim, Saramago é um dos cristãos mais interessantes que conheço. Ele ainda não sabe disso...

Postar um comentário